domingo, 4 de outubro de 2009

Meu primeiro mixed media

Eu semprei admirei trabalhos com técnica de mixed media. Mixed media nada mais é do que uma mistureba de materiais: papéis, metal, tinta, folha de livro e outras coisas do dia a dia. Eu fico horas olhando e imaginando como as camadas e texturas são feitas. Mas nunca tinha me arriscado. Até que vi um desafio no SBB, proposto pela Re Pacheco e disse pra mim mesma: é agora ou nunca! As regras eram as seguintes. Formaram-se 3 grupos com 8 pessoas. Cada pessoa, de acordo com sua posição numérica, recebia uma lista de materiais que deveriam ser usados. Não podia faltar ou acrescentar algo. Na minha lista tinha os seguintes materiais: papel, foto, caneta, papelão ondulado, tinta acrílica, lápis de cor, metal, carimbo (mas tinha que ser artesanal, não podia usar nada comprado), gesso, tecido e texto. No começo, achei que fosse pouca coisa. Eu já tinha tudo na cabeça, mas quando fui fazer nada saiu como planejei.

Mas isso não quer dizer que deu errado. Primeiro escolhi a foto e o papel, que era todo desenhado de árvores. Coloquei uma parte do papelão ondulado embaixo da foto. Em cima do papelão fiz uma graminha e coloquei sobre ela uma tira de papel furado com bailarina, que representa o metal.
Ao redor da foto usei um tecido rendado com detalhes em dourado. Para dar um efeito de continuidade da água que caía da cachoeira, eu joguei mais um pouco de tecido para o lado direito da foto e passei gesso e tinta acrílica branca para dar textura e aspecto de espuma. Também serviu para colar o tecido.

Como não podia usar letras prontas, fiz meu próprio título com caneta preta. Para usar um carimbo não industrial, peguei um pincél arredondado, misturei tinta acrílica verde e branca e fui carimbando para fazer as folhas e a mata. Ainda espirrei um pouco de tinta marrom para dar um tom de terra. E por fim, para escrever a poesia do Manoel de Barros, usei lápis de cor marrom.
Eu gostei muito de arriscar nessa técnica e agradeço a Re por dar esse empurranzinho!
Que venham os próximos!
Eu adorei o Lo final e vocês, queridonas, o que acharam?
Ah, não esqueçam de visitar a galeria especial Mixed media do SBB para olhar os outros maravilhosos projetos!

4 comentários:

Fernanda Isabel Marques Argoud - "Fê" disse...

E ficou LINDO demais, Rê! Parabéns! :D

christine lourdes disse...

Re que que é isso!!!!! esta um espetáculo, maravilhosa , amei .
não entendi esse seu efeito no tecido , pois não parece só um simples tecido com gesso , ta uma textura linda , rrrrrssssss, nossa
que trabalho lindo. mais uma vez vc mostra que em qualquer estilo vc arrasa né!!!, rrrrssss beijos

Ana Cristina Caldatto disse...

ameiiii...ficou realmente bacana e vc levou a serio o desafio em!!!
bjkas

Laura Izola disse...

Re achei bem bacana... preciso me aventurar em técnicas novas.... uhuhuuuuu já chegou só falta dormir e acordar um vez.. vamos nos encontrar amanhã.. beijos!!!

Pin It button on image hover